Porque conversar com amigos é diferente de fazer terapia?
- carol vilagran
- 24 de ago. de 2022
- 1 min de leitura
Afinal terapia é só conversar, certo?
ERRADO!
Terapia vai muito além de uma conversa.
Listei algumas razões pelas quais fazer terapia e conversar com amigos/família não são a mesma coisa:
⠀
1️⃣Psicólogos são profissionais de saúde treinados. São no mínimo 5 anos de graduação, além de pós-graduação, cursos de formação… Além disso, estudamos individualmente cada caso sobre qual a melhor conduta, muitos fazem supervisão com outros profissionais. É muito estudo, muita leitura e muita dedicação.
⠀
2️⃣ Somos imparciais. Não fazemos parte da sua vida pessoal e não temos histórico participativo no seu histórico de vida para fazer suposições. Já seus amigos e familiares, por mais que tenham ouvidos atentos, não são neutros e qualquer interação que você tenha com eles vai ser tendencioso. Eis um dos motivos de não fazermos terapia com familiares e amigos.
⠀
3️⃣Somos treinados para obter insights sobre seus padrões de comportamento/pensamentos. Como somos neutros, podemos fornecer feedback sobre você enquanto criamos um espaço para você se envolver com esse feedback sem julgamento ou vergonha. Isso é muito difícil de fazer com amigos e familiares.
⠀
4️⃣ O ambiente da terapia é protegido. Lá você pode ser você mesma, sem filtro e sem medo. Não há espaço para julgamentos sociais. É realmente um ambiente para você, e você não pode replicar isso com amigos e familiares.
⠀
🤍Conversar/ ser ouvido por seus amigos é de extrema importância. É tão vital entrar em contato com seus amigos e familiares quando você precisa de apoio ou de alguém para conversar. Mas não pense que é um *substituto* da terapia, pois não é.





Comentários